top of page

Autoestima e o estilo

  • Foto do escritor: lilianmarcelino
    lilianmarcelino
  • 8 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2019


A moda faz parte do nossos dia a dia, mas a questão é, como consumimos esta moda? Ao nos vestirmos para as atividades do dia a dia precisamos de roupas e para isso foi preciso alguém para pensar nelas e as produzisse para que pudessem ser usadas. Por essas e outras razões, vestir-se vai muito além de apenas usar as tendências das passarelas e da última moda das ruas.


ree

Para entender um pouco mais esta relação da moda, autoestima e o estilo, o extinto blog MulherSubstantivo (antes de ser Você além da roupa) bateu um papo com a consultora em Imagem e Estilo Vânia Benvenuto, que de cara já avisa: "Estilo é muito mais que apenas roupa, é escolha, tem haver com personalidade, prioridades, comportamento. O que escolhemos determina quem somos e revela muito sobre cada um de nós”.

A roupa é item indispensável do nosso dia a dia, ela se faz necessária para todas as ocasiões, sejam especiais ou corriqueiras, pois precisamos cobrir o corpo diariamente, por isso o vestuário nunca será algo sem importância.

“Todos os dias somos obrigados a cobrir nosso corpo com alguma peça de roupa e é exatamente aí que a relação moda x autoestima entra. O vestir, além de ser obrigatório é parte da construção do ser humano” revela Vânia.

Sobre autoestima, a psicóloga Barbara Selan destaca que é uma construção diária e que parte de dentro para fora, o externo é apenas reflexo do que sentimos, pensamos. E ao nos espelharmos em nós mesmos, demonstramos por meio de nossas escolhas o que gostamos para o mundo e assim dizermos quem somos.

Acostumada a lidar com pessoas diferentes, com perfis e estilos também muito diferentes, Vânia, contribui para construção de uma autoimagem mais positiva de seus clientes e reforça que nossas escolhas mandam mensagens a todo o momento, por isso saber quem se é, se conhecer a fundo e saber fazer as escolhas de maneira certeira e de acordo com a vida que a gente leva é tão importante.

Em tempos de consumo de moda responsável e consciente, nunca se falou tanto em autoconhecimento e autoestima. E conhecer a fundo o próprio corpo e preferência colabora para consumir a moda de maneira mais consciente e, ainda, a passar a mensagem correta para quem você re relaciona. “Você não escolhe ter quadril largo ou estreito, mas pode decidir se vai mostra-lo ou escondê-lo, de acordo com que usa”, reforça a consultora.

Como quase tudo na vida, somos feitos a partir de nossas próprias escolhas, pode-se resumir que a autoestima colabora para a formação da autoimagem que formamos de nós mesmos. E isso tem a haver com a forma como nos vemos e com a autoconsciência, além da proporção que isso tem na vida de cada indivíduo. “Essa escolha tem a ver com a forma que você se vê e com a consciência do seu valor e isso, automaticamente, influência na maneira como você se comporta, na forma como as pessoas te vêem e na forma como você se vê”, finaliza Vânia.


Formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, Vânia atua como Consultora de Estilo com formação pela Oficina de Estilo, personal shopper no RibeirãoShopping e também é sócia na Allmaria. Com atuação focada na autoestima e autodescoberta, faz com que mulheres se redescubram e sintam-se ainda mais cheias de estilo e personalidade. Com looks divertidos e super confortáveis, mas cheios de estilo, você pode acompanhar o seu trabalho no Instragram em @vaniabenvenuto

Comentários


Desenvolvido por Lilian Estilo e Imagem. Proibida reprodução parcial ou total de imagem ou texto ©2019

by Lilian Imagem e Estilo - Ribeirão Preto - SP. Contato: lilianmarcelino@gmail.com

bottom of page